

Batman é um filme de super-heróis norte-americano de 1989 e baseado no personagem homônimo da DC Comics. Dirigido por Tim Burton, é o primeiro longa-metragem da série de filmes inicial do Batman da Warner Bros. O filme é estrelado por Michael Keaton como Bruce Wayne/Batman, com Jack Nicholson, Kim Basinger, Robert Wuhl, Pat Hingle, Billy Dee Williams, Michael Gough e Jack Palance. No filme, Batman lida com a ascensão de um gênio do crime conhecido como “O Coringa”.
Depois que Burton foi contratado como diretor, Steve Englehart e Julie Hickson escreveram esboços para o filme antes de Sam Hamm escrever o primeiro roteiro. Batman não teve sinal verde para produção até depois do sucesso de Beetlejuice (1988), de Burton. Uma lista contou com vários atores considerados para o papel de Batman antes que Keaton fosse escalado. A contratação de Keaton causou uma controvérsia, uma vez que, em 1988, ele se tornou um tipo de ator de comédia e muitos observadores duvidaram que ele pudesse retratar um papel sério. Nicholson aceitou fazer o papel do Coringa (Joker) sob estritas condições que ditavam um alto salário, uma parcela dos lucros de bilheteria e seu cronograma de filmagem.
O tom e os temas do filme foram influenciados em parte por Batman: The Killing Joke, de Alan Moore e Brian Bolland, e The Dark Knight Returns, de Frank Miller. O filme se adapta principalmente à história de origem “Capuz Vermelho” para o Joker, em que Batman cria o Joker, deixando-o cair em um tanque com ácido e produtos químicos, resultando em sua transformação em um psicopata, mas adiciona um toque único ao apresentá-lo especificamente como um gângster chamado Jack Napier.
As filmagens ocorreram no Pinewood Studios entre outubro de 1988 e janeiro de 1989. O orçamento encaminhado foi de $ 30 milhões a 48 milhões de dólares, enquanto o Writers Guild of America forçou gravemente Hamm a abandonar. As reescritas sem créditos foram realizadas por Warren Skaaren, Charles McKeown e Jonathan Gems.
Batman foi um sucesso crítico e financeiro, ganhando mais de US$ 400 milhões no total de bilheterias. O filme recebeu várias indicações ao Saturn Award e uma indicação ao Globo de Ouro, e ganhou um Oscar. Ele também inspirou a bem sucedida série animada Batman: The Animated Series, abrindo o caminho para o DC Animated Movie Universe, e influenciou Hollywood na mercadologia moderna e técnicas do desenvolvimento do gênero de filmes de super-heróis.
Quando criança, Bruce Wayne presenciou o brutal assassinato de seus pais por um jovem criminoso chamado Jack Napier. Wayne jurou proteger e livrar a cidade de Gotham City dos criminosos. Anos mais tarde, tornou-se o lendário Batman, um ser fantasiado de morcego que assombra criminosos e auxilia a polícia local a desvendar diversos crimes. Paralelo a isto, Wayne mantém sua imagem pública como o dono bilionário da Wayne Enterprises.
Gotham City encontra-se sob controle do chefe do crime Carl Grissom. E, apesar dos esforços do promotor Harvey Dent e do comissário James Gordon, a polícia local foi tomada pela corrupção. O repórter Alexander Knox e a sensual fotógrafa Vicki Vale passam a investigar os rumores sobre uma sombria figura vestida de morcego que anda aterrorizando os criminosos da cidade.
Eis então que surge a figura de Jack Napier, que possui ligação com Carl Grissom. Durante um de seus crimes, Napier acaba sendo atingido por uma bala e cai em um tonel contendo uma desconhecida substância química. Mais tarde, Napier se transforma no palhaço Coringa/Joker, um psicopata que planeja diabólicas formas para aterrorizar Gotham City e seus habitantes, e somente Batman é quem poderá detê-lo. Sabendo que Batman está a solta, Napier age pela primeira vez, matando Grissom. Também se apaixona por Vicky e por seus trabalhos, forçando-a publicar um de seus trabalhos, mas é detido por Batman. Bruce quer contar a Vicky sobre sua identidade e vai a sua casa, mas quando ia revelar, Coringa/Joker aparece e dá um tiro em Wayne, e foge. Bruce desaparece mas Vicky examina a casa e encontra uma bandeja com uma marca de tiro, fazendo-a acreditar que ele havia sobrevivido. Wayne descobre que o assassino de seus pais havia sido o Coringa/Joker e vai atrás dele. Ele invade um desfile e solta seu gás do riso, matando milhares, e sequestra Vicky que estava tentando uma matéria e a leva para a catedral. Lá uma intensa luta se segue entre Batman e Coringa/Joker, que tenta escapar de helicóptero, mas o herói o impede prendendo-o em uma estátua que o faz cair e acaba morrendo. Nisso, Batman some e Vicky o reconhece como Bruce Wayne e olha para cima com o Bat-Sinal no céu.
