The O.C. (abreviação de “Orange County”; no Brasil, O.C.: Um Estranho no Paraíso; em Portugal, O.C.: Na Terra dos Ricos) é uma série de televisão norte-americana de comédia e drama adolescente criada por Josh Schwartz que foi ao ar originalmente na rede Fox nos Estados Unidos de 5 de agosto de 2003 a 22 de fevereiro de 2007, tendo um total de quatro temporadas, gira em torno de Ryan Atwood, um adolescente problemático, mas durão, de um lar desfeito que é adotado pelos ricos e filantrópicos Sandy e Kirsten Cohen. e seu irmão adotivo Seth, um adolescente geek socialmente desajeitado e perspicaz.
Os irmão lidam com a vida como pessoas de fora no mundo de alta classe de Newport Beach. Eles passam muito tempo navegando em seus relacionamentos com a garota da casa ao lado Marissa Cooper, a paixão de infância de Seth, Summer Roberts, e a solitária Taylor Townsend. Os enredos lidam com o choque cultural entre a família Cohen idealista e a comunidade superficial, materialista e de mente fechada em que residem. A série inclui elementos do pós-modernismo e funciona como uma mistura de melodrama e comédia.
A série estreou com alta audiência e foi um dos novos dramas mais populares da temporada televisiva de 2003–2005. Foi amplamente referida como um fenômeno cultural pop e recebeu principalmente recepção positiva dos críticos.No entanto, os índices de audiência diminuíram conforme a série continuou. As baixa audiência levaram ao seu cancelamento no início de 2007, mesmo após uma petição online que ganhou mais de 700.000 assinaturas. The O.C. foi transmitida em mais de cinquenta países em todo o mundo. A série também foi lançada em DVD, assim como no iTunes.