

Star Wars (Portugal: A Guerra das Estrelas; Brasil: Guerra nas Estrelas), mais tarde relançado como Star Wars: A New Hope ou Star Wars: Episode IV – A New Hope (Portugal: Star Wars: Episódio IV – A Guerra das Estrelas) e como (Brasil/Portugal: Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança) é um filme épico de ação–aventura e ficção científica norte-americano, o primeiro da saga homônima a ser lançado, e o quarto na ordem cronológica da trama, escrito e dirigido por George Lucas. Estreado em 25 de maio de 1977, conta a história do jovem fazendeiro Luke Skywalker (Mark Hamill), que envolve-se numa guerra civil entre o tirano Império Galáctico e a Aliança Rebelde, ao lado do contrabandista Han Solo (Harrison Ford). Ele adquire dois robôs, dos quais um deles contém na memória um projeto secreto do Império, roubado pelos rebeldes e inserido no robô por sua líder, Princesa Leia (Carrie Fisher), que com isso se espera destruir o regime ditatorial e salvar a galáxia.
Foi a maior bilheteria de todos os tempos na época, arrecadando mais de US$ 775 milhões. A produção, que atualmente é a 97.o maior bilheteria da história, quando ajustada pela inflação é a segunda maior bilheteria na América do Norte e a terceira maior bilheteria no mundo. Entre os muitos prêmios que o filme recebeu, teve onze nomeações ao Óscar, vencendo sete; as indicações incluíram Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante para Alec Guinness e Melhor Roteiro Original. Star Wars é classificado como um dos melhores filmes de ficção científica já feito, e é considerado pelos críticos como o marco de início da “Era dos Blockbusters” (em que o cinema hollywoodiano passaria a cada vez mais a se voltar aos efeitos visuais, às grandes campanhas de marketing, ao merchandising, entre outras características), historiadores de cinema costumam afirmar que existe cinema “antes de Star Wars e depois de Star Wars“.
O filme foi preservado no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso no primeiro ano que era elegível por ser “culturalmente, esteticamente e historicamente significante”. É considerado pelo American Film Institute (Instituto de Cinema Americano) um dos 100 melhores filmes do cinema americano.
O subtítulo Episódio IV: Uma Nova Esperança não constava originalmente; George Lucas nem acreditava que continuaria a história. O subtítulo foi acrescentado em 1981, depois do lançamento do episódio seguinte, O Império Contra-Ataca. George Lucas tem relançado o filme com mudanças significativas, na edição especial de 1997, no lançamento em DVD de 2004 e no lançamento em Blu-Ray de 2011. Essas versões contêm cenas modificadas, diálogo alterado, sequências reeditadas, trilhas sonoras remixadas e cenas acrescentadas, gerando controvérsia pela deturpação da obra original. É considerada a obra cinematográfica mais importante dos anos 70.
19 anos após os eventos de Star Wars – Episódio III: A Vingança dos Sith, o alto oficial do Império Galáctico e Lorde Sith, Darth Vader, sequestra a Senadora e Princesa Leia Organa sob duas acusações: fazer parte da resistência ao Império, a Aliança Rebelde, e interceptar os planos do projeto da arma secreta imperial, a Estrela da Morte. A nave de Leia é tomada em uma batalha, mas a princesa consegue roubar o projeto e colocá-lo na memória do dróide astromecânico R2-D2, que ao lado de seu parceiro, o dróide de protocolo C-3PO, escapa da batalha em um módulo de fuga, e caindo no planeta desértico Tatooine.
Em Tatooine, os dois droides se separam e caminham pelos desertos áridos do planeta. Ambos são aprisionados pelos Jawas, pequenos seres encapuzados que vivem em Tatooine capturando robôs perdidos ou quebrados e vendendo-os em povoados e fazendas. Estes os vendem a Owen Lars e seu sobrinho, Luke Skywalker. Ao limpar R2, Luke descobre uma mensagem de Leia. É um pedido de ajuda destinado a um certo “Obi-Wan Kenobi”, e Luke se lembra de Ben Kenobi, um ermitão que vive nas montanhas próximas. Luke é um jovem que sempre quis sair de Tatooine e conhecer a galáxia, mas seu tio Owen sempre o impediu de ir, pois temia que se tornasse como seu falecido pai. R2 foge durante a noite em busca de Obi-Wan Kenobi e, ao sair em sua procura, Luke e C-3PO são atacados pelo Povo da Areia. Obi-Wan, revelando que ele e Ben Kenobi são a mesma pessoa, aparece e salva Luke e os robôs, levando-os a sua casa.
Obi-Wan diz a Luke que ele foi um dos lendários Cavaleiros Jedi no passado, assim como seu pai, que era um grande piloto e seu melhor amigo. No entanto, Vader, que era aprendiz de Kenobi, traiu e ajudou o Império a destruir os Jedi, também assassinando o pai de Luke. Obi-Wan assiste à mensagem de Leia e decide ajudá-la, mas Luke se recusa a viajar até Alderaan. Ao retornar para casa, descobre que seus tios Owen e Beru foram mortos por soldados do Império, não lhe restando alternativa a não ser ajudar Obi-Wan. Este, Luke e os droides vão para o espaçoporto de Mos Eisley, em busca de um piloto que os leve até Alderaan. Lá encontram Han Solo e seu co-piloto Chewbacca, que aceitam o serviço. As tropas imperiais tentam impedir a fuga, mas a Millennium Falcon, nave de Solo, consegue escapar por ser extremamente veloz.
Durante a viagem até Alderaan, Kenobi começa a ensinar Luke sobre os ensinamentos Jedi. A princesa Leia é torturada na Estrela da Morte para confessar o local da base rebelde, mas, diante de sua resistência, Vader e o alto oficial do império Grand Moff Tarkin decidem explodir o planeta Alderaan, demonstrando o poder de fogo da Estrela da Morte. Ao chegar até o campo de asteróides que sobrou do planeta, a nave de Solo é atraída para a Estrela da Morte. Os tripulantes se escondem no compartimento de carga, usado por Solo e Chewbacca para transporte de mercadorias contrabandeadas.
Dentro da estação bélica, eles conseguem se disfarçar de Stormtroopers (soldados do império) e localizam a princesa, enquanto Kenobi desativa o raio trator que impede a decolagem da nave. Enquanto Solo, Luke, Chewbacca e os droides libertam a princesa e fogem para a nave, Obi-Wan enfrenta Darth Vader, seu antigo aprendiz, em um duelo de sabres de luz. Kenobi é morto por Vader e a Millennium Falcon escapa. Entretanto, o Império rastreia a nave para descobrir o local da base da Aliança Rebelde, que está escondida na lua Yavin 4.
Sabendo que a fuga foi facilitada, os rebeldes preparam um ataque à Estrela da Morte com base nos planos escondidos em R2. Naves rebeldes lideram um ataque a Estrela da Morte, onde Luke, com ajuda de outros pilotos rebeldes, enfrenta os pilotos do império. Solo, que havia desistido de participar do ataque, volta na última hora para proteger Luke do ataque da nave de Vader. Luke consegue lançar um torpedo fotônico dentro do exaustor externo que leva ao reator principal da estação, e a Estrela da Morte explode, porém Vader escapa. Em Yavin 4, Luke, Solo e Chewbacca são condecorados pela princesa Leia.