

Star Wars: Episode II – Attack of the Clones (Brasil: Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones[5] ou Guerra nas Estrelas: O Ataque dos Clones; Portugal: Star Wars: Episódio II – O Ataque dos Clones, ou Star Wars: O Ataque dos Clones; PALOP: Star Wars: Episódio II – O Ataque dos Clones) é um filme épico de ação–aventura e ficção científica épica norte-americana pertencente à franquia de filmes Star Wars, lançada em 2002, dirigida por George Lucas e com roteiro de Lucas e Jonathan Hales. É o segundo filme da trilogia prequela de Star Wars, estrelado por Ewan McGregor, Natalie Portman, Hayden Christensen, Ian McDiarmid, Samuel L. Jackson, Christopher Lee, Temuera Morrison, Anthony Daniels, Kenny Baker, e Frank Oz.
O filme ocorre 10 anos após os acontecimentos de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. A galáxia está à beira de uma guerra civil. Liderados por um ex-Jedi chamado Conde Dookan, milhares de sistemas planetários ameaçam deixar a República Galáctica. Após a senadora Padmé Amidala escapar de uma tentativa de assassinato, Anakin Skywalker, um aprendiz Jedi, se torna seu protetor, enquanto seu mestre Obi-Wan Kenobi, investiga o atentado contra a vida dela. Logo Anakin, Padmé, e Obi-Wan testemunham o início de uma nova ameaça à galáxia, as Guerras Clônicas.
O desenvolvimento de Ataque dos Clones começou em março de 2000, após o lançamento de A Ameaça Fantasma. Em junho de 2000, Lucas e Hales completaram o rascunho do roteiro e a fotografia principal ocorreu de junho a setembro de 2000, principalmente no Fox Studios Australia em Sydney, Austrália, com cenas adicionais filmadas na Tunísia, Espanha e Itália. Foi um dos primeiros longa-metragens filmados totalmente em um sistema de alta definição digital em 24 quadros.
Ataque dos Clones estreou mundialmente em 16 de maio de 2002. Os críticos elogiaram os efeitos visuais, figurinos, trilha sonora, sequências de ação e performance de Ewan McGregor como Obi-Wan Kenobi, mas criticaram o romance de Anakin e Padmé, os diálogos, a maioria das atuações e o ritmo do filme. Ataque dos Clones arrecadou mais de US$ 649 milhões, tornando-se um sucesso financeiro. No entanto, foi o primeiro filme de Star Wars a não ficar em primeiro lugar no ano de lançamento, ocupando o terceiro lugar no mercado interno e o quarto internacionalmente. Foi seguido por Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith em 2005, concluindo a trilogia prequela.
Dez anos após a invasão de Naboo pela Federação do Comércio, a República Galáctica está ameaçada por um movimento separatista liderado pelo ex-Mestre Jedi Conde Dookan. Enquanto isso, a ex-Rainha de Naboo e agora Senadora Padmé Amidala, retorna à capital galáctica, Coruscant, para votar em uma lei que criaria um exército para combater os Separatistas. Evitando por pouco uma tentativa de assassinato em sua chegada, ela é colocada sob a proteção de dois Jedi, são eles o jovem padawan (aprendiz) Anakin Skywalker e seu mestre Obi-Wan Kenobi. Ambos impedem uma segunda tentativa de assassinato e subjugam a assassina Zam Wessel, uma metamorfa que logo é morta por seu cliente caçador de recompensas antes que ela possa revelar a sua identidade. O Conselho Jedi atribui a Obi-Wan a missão de identificar e capturar o caçador de recompensas para descobrir por qual motivo estão querendo matar a senadora. Enquanto isso, Anakin é encarregado de escoltar Padmé de volta para Naboo e protegê-la. Enquanto passam tempo juntos, eles se apaixonam, apesar das regras Jedi que proíbem relacionamentos românticos.
A investigação de Obi-Wan leva-o ao o remoto planeta oceânico Kamino, onde ele descobre que um exército de clones está sendo produzido em segredo para ajudar a República Galáctica, com o caçador de recompensas Jango Fett servindo como seu modelo genético. Obi-Wan deduz que Jango é o caçador de recompensas que está procurando, e segue ele e seu filho clone, Boba Fett, para o planeta desértico Geonosis através de um rastreador colocado em sua nave. Anakin começa a ter visões de sua mãe, Shmi, sendo torturada, e viaja para seu planeta natal Tatooine com Padmé para salvá-la. Eles encontram Owen Lars, meio-irmão de Anakin e o filho do novo marido de Shmi, Cliegg Lars. Cliegg diz a Anakin que Shmi foi sequestrada pelo Povo da Areia semanas antes e que provavelmente deve estar morta. Determinado a encontrá-la, Anakin começa a procurá-la, encontrando o acampamento do Povo da Areia, localizando Shmi, que morre nos braços de Anakin devido a tortura realizada pela tribo. Anakin, enfurecido, massacra toda a tribo e retorna para a fazenda de Lars com o corpo de Shmi. Após revelar, transtornado, o que fez a Padmé, Anakin revela suas intenções de se tornar o Jedi mais poderoso que já existiu, e evitar que outras pessoas que ama morram.
Em Geonosis, Obi-Wan descobre uma reunião separatista liderada por Conde Dookan, que Obi-Wan descobre ter sido quem autorizou as tentativas de assassinato de Padmé e que está desenvolvendo um exército de droides de batalha com o vice-rei Nute Gunray da Federação de Comércio. Obi-Wan transmite as suas conclusões a Anakin, que as retransmite ao Conselho Jedi, mas é capturado no meio da transmissão. Com o conhecimento do exército droide, o Senado Galáctico vota em dar ao Supremo Chanceler Palpatine plenos poderes de emergência para enviar os clones para a batalha. Anakin e Padmé partem para Geonosis para resgatar Obi-Wan, mas também são capturados. Ambos são presos e são acorrentados a uma arena com Obi-Wan, onde lutam contra criaturas. No momento mais difícil, os Jedi aparecem e, logo após, Yoda com o exército clone. Os clones lutam contra os droides; Durante a batalha, Jango é morto por Mace Windu, diante dos olhos de Boba.
Enquanto o exército de clones e droides batalham, Obi-Wan e Anakin tentam deter Dookan, e os três se envolvem em uma batalha de sabres de luz. No entanto, Dookan os subjuga, nocauteando Obi-Wan e decepando o braço direito de Anakin. Yoda chega para salvá-los e duela contra Dookan, superando-o; e ao perceber ser incapaz de derrotar seu antigo mestre, Dookan foge. Chegando secretamente a Coruscant, ele fornece plantas e projetos de uma nova super arma a seu mestre Sith, Darth Sidious, que afirma que tudo está indo conforme o planejado. Os Jedi reconhecem o início de uma guerra civil na galáxia, e os clones são enviados de volta a Kamino. Anakin substitui seu braço por uma prótese robótica, e se casa com Padmé em uma cerimônia secreta em Naboo, com apenas R2-D2 e C-3PO como testemunhas.