

tar Wars: Episode I – The Phantom Menace (Brasil/Portugal/PALOP: Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma) é um filme épico de ação–aventura e ficção científica norte-americano, lançado em 1999, dirigido e escrito por George Lucas. Pertencente a franquia de filmes Star Wars. É o primeiro filme da trilogia prequela e o quarto da série rodado, embora o primeiro em ordem cronológica. Foi estrelado por Liam Neeson, Ewan McGregor, Natalie Portman, Jake Lloyd, Ian McDiarmid, Anthony Daniels, Kenny Baker, Pernilla August e Frank Oz.
Ameaça Fantasma ocorre cerca de 32 anos antes do filme original, e segue o Mestre Jedi Qui-Gon Jinn e seu padawan Obi-Wan Kenobi, como protetores da Rainha Amidala, na esperança de conseguir um fim pacífico para uma disputa comercial interplanetária de grande escala. Em sua jornada juntam-se a eles Anakin Skywalker—um jovem escravo com forte conexão com a Força—simultaneamente com o retorno dos misteriosos Sith.
Lucas começou a produção deste filme depois de considerar que os efeitos especiais tinham avançado suficientemente para ele produzir uma nova trilogia da série. As filmagens começaram em 26 de junho de 1997, em locais como o Leavesden Film Studios e o deserto da Tunísia. Os efeitos visuais incluíram o uso extensivo do até então novo imagens geradas por computador (CGI). Ameaça Fantasma foi o primeiro trabalho de direção do Lucas após um hiato de 22 anos desde Star Wars em 1977.
A Ameaça Fantasma foi lançado nos cinemas em 19 de maio de 1999, dezesseis anos desde a última estreia de um filme da franquia, Return of the Jedi. A estreia do filme recebeu ampla cobertura da imprensa e alta antecipação, por causa do largo impacto cultural que a saga Star Wars havia cultivado. Recebeu críticas medianas dos especialistas, que tendiam a elogiar o visual, sequências de ação, trilha sonora de John Williams e performances de Liam Neeson, Ewan McGregor, Pernilla August, Ray Park e Ian McDiarmid, mas criticaram o roteiro e direção de elenco (particularmente de Ahmed Best e Jake Lloyd). Arrecadou 924,3 milhões de dólares ao redor do mundo em sua estreia, tornando-se na época a segunda maior bilheteria de todos os tempos, atrás apenas de Titanic. Foi a maior bilheteria de 1999, a maior bilheteria de um filme de Star Wars (até o lançamento de Star Wars: O Despertar da Força em 2015), e é atualmente a 41º maior bilheteria de todos os tempos. O relançamento em 3D em fevereiro de 2012, adicionou US$ 102,7 milhões em sua receita, chegando a US$ 1 bilhão mundialmente. O filme foi seguido pelas continuações, Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones em 2002 e Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith em 2005.
A história passa-se 32 anos antes da destruição da Primeira Estrela da Morte, ou seja, antes dos eventos de Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança; a galáxia é governada pela República Galáctica, que é liderada pelo Chanceler Supremo Valorum. No entanto, o comércio intergaláctico está sofrendo com a invasão de piratas espaciais, que estão bloqueando rotas comerciais importantes. A fim de resolver o problema, a República envia o Mestre Jedi Qui-Gon Jinn e seu aprendiz, o jovem Obi-Wan Kenobi, para negociar com a Federação do Comércio um meio de acabar com o bloqueio comercial imposto ao pacífico planeta Naboo. Darth Sidious, um Lorde Sith e líder secreto da Federação, ordena que o Vice-rei Nute Gunray elimine os Jedi e inicie uma invasão a Naboo com um exército de droides de batalha. Os Jedi escapam e fogem para Naboo, onde Qui-Gon salva inadvertidamente um Gungan (nativo do planeta) chamado Jar Jar Binks, de ser morto durante a invasão. Em dívida com os Jedi, Jar Jar leva-os a Gunga City, uma cidade subaquática. Os Jedi tentam em vão convencer o líder Gungan, Boss Nass, em ajudar o povo de Naboo, embora eles consigam obter transporte para Theed, a capital do planeta na superfície. Eles resgatam a jovem Rainha Padmé Amidala, a governante do povo de Naboo, e escapam do planeta em sua nave espacial real, que é danificada quando eles passam com sucesso pelo bloqueio da Federação.
Os danos na nave de Amidala impedem que ela utilize seu hiperpropulsor para chegar ao território da República, e eles realizam um pouso de emergência no planeta desértico Tatooine. Qui-Gon, Jar Jar, o droide astromecânico R2-D2 e Amidala (disfarçada como uma de suas servas) visitam o assentamento de Mos Espa para comprar novas peças em uma loja de sucatas. Eles reúnem-se com o proprietário da loja, Watto, e seu escravo de nove anos de idade, Anakin Skywalker, que mesmo sendo apenas uma criança humana já é um talentoso piloto e engenheiro, tendo criado um droide de protocolo chamado C-3PO. Qui-Gon sente uma forte presença da Força dentro de Anakin e está convencido de que ele é o “Escolhido” de uma antiga profecia Jedi que trará equilíbrio à Força. Qui-Gon aposta a liberdade de Anakin com Watto em uma Corrida de Pods, a qual Anakin vence. Anakin se junta ao grupo para ser treinado como um Jedi, deixando sua mãe, Shmi, para trás. A caminho de sua nave, Qui-Gon duela brevemente com Darth Maul, aprendiz de Darth Sidious, que foi enviado para capturar Amidala. Qui-Gon e Anakin conseguem embarcar na nave, que decola do planeta com sucesso.
Os Jedi escoltam Amidala até o planeta capital da República, Coruscant, para que ela possa levar o caso de seu povo ao Chanceler Valorum e ao Senado Galáctico. Qui-Gon solicita ao Conselho Jedi a permissão para treinar Anakin como um Jedi, mas o Conselho, preocupado com o fato de Anakin ser vulnerável ao Lado Negro da Força, recusa. Determinado, Qui-Gon diz que irá treinar Anakin de qualquer maneira. Enquanto isso, o senador de Naboo, Sheev Palpatine, convence a jovem Rainha Amidala a pedir o impeachment de Valorum, para que possam ser feitas eleições a fim de eleger um chanceler mais capaz de resolver a crise em Naboo. Embora ela hesite no momento da votação, Amidala fica frustrada com a corrupção no Senado e decide voltar a Naboo com os Jedi.
Em Naboo, Padmé revela-se aos Gungans como a Rainha Amidala e convence-os a formar uma aliança contra a Federação do Comércio. Jar Jar lidera seu povo em uma batalha contra o exército de droides na superfície, enquanto Padmé lidera à caça de Gunray em Theed. Em um hangar de naves, Anakin entra em uma nave vazia, e inadvertidamente ativa seu piloto automático, juntando-se a batalha contra a nave de controle dos droides da Federação no espaço. Anakin se aventura na nave e destrói-a de dentro, desativando o exército de droides na superfície. Enquanto isso, Qui-Gon e Obi-Wan batalham ferozmente contra Darth Maul, que fere mortalmente Qui-Gon, antes de ser cortado ao meio por Obi-Wan. Com suas últimas forças, Qui-Gon pede a Obi-Wan para que treine Anakin, o que o aprendiz aceita. Posteriormente, Palpatine é eleito como o novo Chanceler da República Galáctica e Gunray é preso. O Conselho Jedi promove Obi-Wan ao grau de Cavaleiro Jedi, e relutantemente aceita Anakin como aprendiz de Obi-Wan. Em uma cerimônia festiva final, Padmé apresenta um presente de apreço e amizade aos Gungans.